>

Fotografia

quinta-feira, 2 de abril de 2009

Marc Ferrez

Marc Ferrez
(Rio de Janeiro, 7 de dezembro de 1843 — Rio de Janeiro, 12 de janeiro de 1923)

Image Hosted by ImageShack.us
Ilha da Boa Viagem, na Baía da Guanabara, Rio de Janeiro, Marc Ferrez, 1885.

Av. Central Rio de janeiro 1910

Carioca, do Rio de Janeiro, é um dos pioneiros da fotografia no Brasil. Estudou em Paris (1859) e voltou ao Rio onde trabalhou com o gravador e litógrafo com George Leuzinger. Aprendeu a fotografar com o engenheiro e botânico Franz Keller e fundou sua própria firma, a Marc Ferrez & Cia (1864). Integrante de uma expedição científica da Comissão Geológica do Império do Brasil, quando fotografou pela primeira vez, em plena selva, os índios botocudos (1875). Participou de várias exposições internacionais e teve algumas obras premiadas.
Retratou cenas dos períodos do Império e início da República, entre 1865 e 1918, sendo que seu trabalho é um dos mais importantes legados visuais daquelas épocas. Recebeu D.Pedro II o grau de Cavaleiro da Ordem da Rosa (1885) por ter sido professor de fotografia da princesa Isabel e, por seu trabalho artístico Marc Ferrez foi o único profissional de fotografia que recebeu o título de "Photographo da Marinha Imperial", em 1880.
Suas obras mostram o cotidiano brasileiro na segunda metade do século XIX, principalmente da cidade do Rio de Janeiro, capital brasileira na época. As fotos da floresta da Tijuca, da praia de Botafogo, do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, da ilha das Cobras, focadas nas imagens urbanas de uma cidade que começava a se expandir, num período anterior à reurbanização empreendida pelo prefeito Francisco Pereira Passos, no início do século XX.

0 Comments:

Postar um comentário

<< Home